Grãos23 de Junho de 2026·Notícias Agrícolas

Colheita do milho avança para 11% e segue com ritmo a frente do registrado em 2025

Logotipo Notícias Agrícolas

As atividades de colheita da segunda safra de milho estão avançando pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até a última sexta-feira (19), 11% das áreas de safrinha já haviam sido colhidas.   

Esse índice subiu dos 6,7% registrados até a semana passada e ficam a frente dos 10,3% do mesmo período de 2025, porém, abaixo dos 15% da média dos últimos cinco anos.  

Os estados mais adiantados com a colheita são Mato Grosso (20,7%), Tocantins (15%), Piauí (12%), Maranhão (10%), Minas Gerais (4%), São Paulo (2%) e Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás (1%). O restante das áreas se divide entre 1,7% ainda em floração, 26,6% em enchimento de grãos e 60,7% já em maturação.   

Os técnicos da Conab destacam que a colheita avança nas primeiras áreas semeadas com altas produtividades sendo obtidas no Mato Grosso., enquanto o tempo úmido interrompeu a colheita em várias regiões do Paraná. 

Já no Mato Grosso do Sul, as chuvas favoreceram as lavouras tardias no nordeste do estado e em Goiás, as chuvas reduziram a perda de umidade dos grãos, mas as precipitações ocorridas pouco favoreceram as lavouras, pois o enchimento de grãos já havia encerrado. 

Fonte original:Notícias Agrícolas
Ler artigo na fonte original